Sabia que o escorpião se finge de morto? Acidentes com escorpiões, como evitar e onde buscar ajuda
Pardal
13 de março de 2023
Onze hospitais públicos do DF oferecerem soro antiescorpiônico, soro contra o veneno do escorpião, que é administrado em pacientes considerados graves ou moderados, conforme a avaliação médica. O soro inibe e neutraliza a ação do veneno, evitando o efeito tóxico no organismo.
As unidades que oferecem o soro antiescorpiônico são os Hospitais do Guará, Asa Norte, Brazlândia, Paranoá, Ceilândia, Gama, Planaltina, Santa Maria, Sobradinho, Taguatinga e Materno Infantil de Brasília. Hospitais particulares não disponibilizam soros antiescorpiônicos, mas podem encaminhar os pacientes picados por escorpião a uma unidade pública ou solicitar o soro à rede pública.
Quando os casos são considerados leves não precisam receber o antídoto, esse protocolo seguido pela Secretaria de Saúde do DF é estipulado pelo Ministério da Saúde.
A picada de escorpião pode ser fatal dependendo das condições da vítima. Crianças e idosos podem ter maior complicação.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES DF), em 2022, foram registrados 2.187 casos de acidentes com escorpiões no DF.
A orientação após à picada é de que o local seja lavado com água e sabão, desde que não haja atraso na ida ao pronto-socorro, e que o animal seja fotografado para ser identificada a espécie.
Cuidados
Os escorpiões costumam ficar em ambientes escuros e úmidos durante o dia e, à noite, saem em busca de alimentos como insetos em geral, mas, principalmente, baratas. O escorpião não ataca a pessoa, só reagem quando são tocados.
O animal deve ser morto sem entrar em contato físico com ele, pois o escorpião pode entrar em estado de “tanatose” por até 24 horas. Isso quer dizer que ele consegue se fingir de morto [Assista ao vídeo no início da matéria], geralmente para enganar um predador ou uma presa. O uso de inseticida pode levar o escorpião a entrar em estado de “tanatose” quando intoxicado, podendo se recuperar e se esconder em outro ambiente.
Para evitar a visita indesejável do escorpião você deve manter a casa e quintal limpos, fechar ralos de banheiros, tanques e pias, limpar caixas de esgoto e gordura, vedar frestas em paredes, muros, rodapés, janelas e portas. Lembrando que toda essa limpeza deve ser feita com o uso de botas e luvas para proteção.
A Vigilância Ambiental deve ser comunicada, quando do aparecimento de escorpiões, pelos números 160 e (61) 2017-1344 ou pelo e-mail gevapac.dival@gmail.com para agendar inspeção.
Confira AQUI a relação de antídotos disponíveis em cada hospital regional.
Comentários (0)
Comentários do Facebook